quinta-feira, 1 de junho de 2017

Pare e pense

Vamos falar de algo muito sério.
Li um texto na internet a respeito de mais um suicídio de uma Médica Veterinária dos Estados Unidos. Apesar da distância, a realidade dos Médicos Veterinários daqui não é muito diferente.

E aqui a minha tradução:

“Taxa de suicídio entre veterinários é o dobro de dentistas e médicos, e é seis vezes maior do que na população geral.

Há muitos fatores que influenciam a tensão na saúde mental e o suicídio entre veterinários, incluindo traços da personalidade, cansaço emocional, dívidas estudantis, frequência de morte de seus pacientes e a atitude perante a eutanásia. A autora de “Every Time” expressa como os veterinários se sentem abusados. Que este texto atinja o público fazendo com que sintam mais compaixão e cuidado com os profissionais veterinários.

“Every Time” (Toda Vez)

Toda vez que você diz que veterinários são gananciosos, ou é caro demais ou fazem isso só pelo dinheiro.

Toda vez que você rejeita todos os diagnósticos e mesmo assim você ordena querer saber “o que há de errado com meu pet”.

Toda vez que você se encontra em um evento social ou em algum lugar totalmente inapropriado e você fica sabendo que há um veterinário, você pede um conselho gratuito para seu pet.

Toda vez que você publica que o atendimento foi uma bosta, mesmo quando tudo foi feito com o melhor cuidado e mesmo assim, o seu pet morreu.

Toda vez que SUA falta de cuidado resultou na morte prematura do seu pet e ainda assim, você culpa o veterinário.

Toda vez que ela chega cedo e vai embora tarde, trabalha 80 horas por semana porque o seu pet esteve doente por dias e você só veio procurar ajuda emergencial às 17h da sexta-feira e você ordenou que o atendessem – gritando que os veterinários sem coração não iam cuidar do seu bebe.

Toda vez que alguém pergunta “por que você não se tornou um médico de verdade?”

Toda vez que alguém compara os subsídios existentes na medicina humana e reclama dos custos de possuir animais de estimação (aliás, isso é totalmente voluntário).

Toda vez que alguém deixa de pagar a conta e imagina que não precisa pagar porque ter animais de estimação é seu direito.

Toda vez que alguém entra numa clínica e ameaça processar se acontecer um único erro com seu bebe.

Toda vez que um recém formado veterinária olha sua enorme dívida com estudos e escuta de clientes dirigindo Mercedes ou BMWs a reclamação do custo de uma castração utilizando um bom cuidado anestésico e um bom controle da dor.

Toda vez... você é parte do problema.

O problema é o suicídio de veterinários. A maioria de nós foi pra faculdade de veterinária porque gostamos. Temos um chamado para o cuidado... mas tem um alto custo para a compaixão”.

Pense antes de falar.”


Autora: Tamara Vetro Widenhouse