sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Frangos X Hormônios de crescimento

Não são dados hormônios para frangos.

Aqueles que querem resultados muito rápidos na academia e apelam para o uso de anabolizantes (o que não é nem um pouco recomendável fazer), sabem que leva em torno de um mês para começar a ter resultados visíveis... e com as aves, não é diferente: nenhum tipo de hormônio de crescimento agiria tão rápido, pois elas são abatidas com pouco mais de 40 dias de idade.

A legislação brasileira proíbe o uso de qualquer tipo de hormônio de crescimento na produção e alimentação dessas aves: 

A grosso modo, o que aconteceu é que ao longo do tempo houve gradual melhoria na alimentação, no tipo de galpão a ser utilizado, iluminação, temperatura, fornecimento de água e comida, tipo de piso, de forragem e como lidar e cuidar desses animais. Além disso as pessoas foram cruzando aves que tinham características que mais atraem os consumidores: principalmente peito e coxas, além de escolherem animais que ganham peso mais rápido e etc. A soma de tudo isso colaborou para o frango que conhecemos hoje.

By Chicken Farmers of Canada (Chicken_2) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Toxoplasmose e grávidas

By Mark J Sebastian (Cat Eyes (#30793)) [CC BY-SA 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons

Te falaram para você se livrar dos gatos???
Sim, a toxoplasmose é uma coisa grave e preocupante. Mas você não precisa se livrar dos seus gatos!
Gatos pegam toxoplasmose uma vez na vida e depois disso, nunca mais... E eles tem que passear livremente por aí para caçar.
Deixe-o bem alimentado, dentro de casa e peça para alguém fazer o favor de limpar a caixinha de areia todo dia (pois leva uns dias para o parasita entrar em ação, por assim dizer). Acariciar o gato não vai te passar a doença!

O importante é ter bons hábitos de higiene: lavar sempre as mãos, lavar bem verduras e legumes e não comer carne malpassada. Ao cuidar do jardim, sempre usar luvas e lavar bem as mãos.

Porque isso? Porque quem te deixa doente, pode ser qualquer gato (e não especificamente o seu gato), se um gato com a doença fizer cocô próximo de uma plantação que não tem muito cuidado de onde vem a terra e a água... e acabam contaminando as verduras da sua salada! Como dificilmente você vai saber de onde está vindo a sua salada, o jeito é lavar bem.

E a carne? Além de nós, outros animais podem adquirir toxoplasmose se comerem verdura, ração ou água contaminadas. Assim como as verduras, não dá para saber se tem gatos pela fazenda e como todos são cuidados higiênicos (a mesma dúvida vale para higiene no frigorífico e no açougue). Aí o parasita acaba parando na musculatura... que é o que comemos. Se estiver crua ou malpassada, você pode adquirir a toxoplasmose e passar para o bebê!

A terra e areia do seu jardim podem estar contaminados... mesmo que todos os gatos da vizinhança desapareçam... o parasita pode ficar lá por muito tempo (até anos) e se sem querer, você mexer na terra e colocar a mão na boca... é um risco.

Portanto, o gato não é o vilão da história. Basta prestarmos atenção em nossos hábitos de higiene que a vida segue seu curso tranquilamente.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Se eu passear com meu cachorro... ele pode adquirir verme???

O passeio que eu digo, é aquele que você passeia junto ao cachorro ligados por uma guia. Dando volta no quarteirão, na praça ou no parque. Aqui não entra o famoso “abrir o portão para ele fazer cocô em qualquer lugar menos no meu quintal” (por favor, não faça isso).

Ele precisaria comer algum alimento (ou algum bicho) ou água contaminada... ou até mesmo deitar, sentar ou andar em terreno contaminado. Como ele está ao seu lado e você vai estar de olho nele, as chances do seu bichinho pegar um parasita intestinal são remotas.

Mas uma possibilidade é ele conseguir algumas pulgas durante o passeio e algumas delas podem conter o Dypilidium caninum que podem desenvolver o famoso grão de arroz que se mexe no cocô. Quando o cão ou gato engole pulgas contaminadas sem querer (ao se limpar) podem desenvolver esse verme intestinal. Aí a solução é manter o calendário de vermifugação e controlar as pulgas. 

A atenção tem que ser redobrada quando se vai à praia ou em locais de risco à Dirofilariose ou verme do coração, que pode matar o seu bichinho. Programe-se com antecedência a viagem e providencie um vermífugo específico contra o verme do coração, que é transmitida por um mosquito. E não adianta dar o comprimido na véspera da viagem!! Não vai dar tempo do remédio agir!!

Procurem sempre o Médico Veterinário de sua confiança!


Dica: lembre-se de evitar as horas mais quentes do dia para passear... você usa tênis, mas seu cachorro pode queimar as patas no asfalto quente! E sempre recolha a sujeira que ele fizer.

Dog Walker in Brooklyn (Photo by Tomwsulcer/Creative Commons via Wikimedia)


domingo, 21 de fevereiro de 2016

Border Collie

Fui para São Paulo e como não tenho carro, pego muito ônibus e metrô... e isso me dá a oportunidade de observar a cidade. E não é que foi dia de encontrar Border Collies? Infelizmente um estava abandonado na rua e outros dois estavam obesos.
O Border Collie é um cachorro lindo, quem não gostaria de ter um? Mas temos que ter em mente que é um cão de pastoreio, ele guia o rebanho através de assobios específicos fornecidos pelo humano. Ele tem muita energia pra gastar, como se ele estivesse ligado em 220V! Ele precisa de um humano parceiro na corrida e nas brincadeiras! Caso contrário, na falta do que fazer, ele vai destruir seu quintal, destruir a casa ou ficar gordinho demais!

Pense duas vezes antes de pensar em ter um! Cachorro não é um objeto que depois você pode jogar fora, se não gostar. E um vira-latinha pode dar tanto amor quanto um cão de raça! Posse responsável, galera!
Por Sannse em Wikipédia inglesa, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=165982