terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Toxoplasmose e grávidas

By Mark J Sebastian (Cat Eyes (#30793)) [CC BY-SA 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons

Te falaram para você se livrar dos gatos???
Sim, a toxoplasmose é uma coisa grave e preocupante. Mas você não precisa se livrar dos seus gatos!
Gatos pegam toxoplasmose uma vez na vida e depois disso, nunca mais... E eles tem que passear livremente por aí para caçar.
Deixe-o bem alimentado, dentro de casa e peça para alguém fazer o favor de limpar a caixinha de areia todo dia (pois leva uns dias para o parasita entrar em ação, por assim dizer). Acariciar o gato não vai te passar a doença!

O importante é ter bons hábitos de higiene: lavar sempre as mãos, lavar bem verduras e legumes e não comer carne malpassada. Ao cuidar do jardim, sempre usar luvas e lavar bem as mãos.

Porque isso? Porque quem te deixa doente, pode ser qualquer gato (e não especificamente o seu gato), se um gato com a doença fizer cocô próximo de uma plantação que não tem muito cuidado de onde vem a terra e a água... e acabam contaminando as verduras da sua salada! Como dificilmente você vai saber de onde está vindo a sua salada, o jeito é lavar bem.

E a carne? Além de nós, outros animais podem adquirir toxoplasmose se comerem verdura, ração ou água contaminadas. Assim como as verduras, não dá para saber se tem gatos pela fazenda e como todos são cuidados higiênicos (a mesma dúvida vale para higiene no frigorífico e no açougue). Aí o parasita acaba parando na musculatura... que é o que comemos. Se estiver crua ou malpassada, você pode adquirir a toxoplasmose e passar para o bebê!

A terra e areia do seu jardim podem estar contaminados... mesmo que todos os gatos da vizinhança desapareçam... o parasita pode ficar lá por muito tempo (até anos) e se sem querer, você mexer na terra e colocar a mão na boca... é um risco.

Portanto, o gato não é o vilão da história. Basta prestarmos atenção em nossos hábitos de higiene que a vida segue seu curso tranquilamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário